A dor nas costas, (cervical, torácica e lombar) são as que mais incomodam o ser humano nos dias atuais. A origem pode ser diversa, desde sedentarismo, falta de alongamento ou até mesmo uma hérnia de disco intervertebral (desgaste do disco entre as vértebras).
Um estudo recente realizado na Universidade de Regensburg, na Alemanha, fez uma comparação entre o uso de medicamentos e a aplicação de acupuntura. O resultado foi surpreendente: houve uma melhora de 46% dos pacientes submetidos à acupuntura contra 27% dos pacientes que fizeram uso de medicamentos usuais (alopátia)
A acupuntura é uma técnica milenar de inserção de agulhas muito finas em pontos específicas do corpo, que induzem a liberação de hormônios e neurotransmissores produzidos pelo cérebro e que agem melhorando as dores e inflamações, a endorfina é um desses hormônios com auto poder de relaxamento e anestesiamento. No caso especifico de dores na coluna, além das agulhas que são totalmente descartáveis, são utilizadas como complemento a eletroacupuntura (proporciona uma analgesia profunda), a auriculoterapia (sementes que são colocadas em pontos específicos de coluna , localizados no pavilhão auditivo), o laser (potencializa o tratamento) e a reflexologia (massagem na planta dos pés em regiões especificas de coluna).
O tratamento tem a duração de uma hora por semana, partindo sempre de 10 sessões, o tratamento é totalmente indolor e relaxante, o paciente sente o bem estar e a diminuição da dor logo após a primeira sessão.
Além da acupuntura, também é indicada a prática regular de exercícios físicos com orientação de um profissional da área da saúde, pois através dos alongamentos e fortalecimento da musculatura é possível prevenir as dores nas costas.