É a dificuldade em iniciar ou manter o sono. A insônia não é definida pela quantidade de horas que se dorme ou quanto tempo se leva para adormecer, pois cada pessoa tem a sua necessidade individual de sono.
Um paciente com insônia apresenta:
– Dificuldade em ter sono profundo
– Levanta freqüentemente durante a noite e demora
a dormir novamente
– Acorda muito cedo
– Não tem um sono restaurador
Pode ser classificada como:
– leve (curto prazo), dura desde uma noite até algumas semanas
– moderada (vem e vai), insônia leve que ocorre de tempos em tempos
– crônica (constante), ocorre na maioria das noites e dura mais de um mês. Esse tipo requer avaliação profissional.
É indispensável descobrir o motivo da dificuldade para dormir, pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental dos indivíduos. Na busca pelas causas desse sintoma, pesquisadores constataram que a maioria dos casos de insônia não é de origem orgânica, e sim, relacionada com as emoções e o comportamento do indivíduo. O excesso de preocupação, nervosismo e ansiedade são os fatores principais que causam insônia.
As queixas mais comuns são cansaço durante o dia, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade. Não é à toa que torturadores impedem que o acusado durma quando querem arrancar deles uma confissão.
O tratamento com acupuntura busca basicamente equilibrar alguns elementos que estão em desarmonia no ciclo dos
5 elementos. Normalmente em um quadro de insônia os elementos fogo e terra estão com excesso de energia (yang), gerando desequilíbrio ciclo. Trabalhando esses pontos com a finalidade se sedá-los (diminuir a energia), o organismo entra em equilíbrio novamente, o fluxo energético se estabiliza e conseqüentemente o paciente terá uma boa noite de sono.