5 elementos: O cliclo da vida
A Teoria dos 5 Elementos baseia-se em grande parte no conceito do movimento alternado Yin/Yang. Esses elementos estão em um movimento chamado Ciclo da Criação em que um elemento gera ou produz o seguinte. É no meio de cada ciclo de mudança de Yin/Yang que o corpo está propenso a adoecer.
O primeiro dos 5 Elementos, a Água , deve ser entendido como a energia Yin em uma fase condensada e relativamente estática, refletindo a dormência do período de Inverno e da Noite. Os órgãos que representam o Elemento Água no corpo humano são os rins e a bexiga.
O segundo Elemento, a Madeira , é indicativo de uma fase acelerada, onde há a energia yang nascente (e ascendente), representada pela Primavera e pelo Amanhecer. Nesse estágio o Elemento Madeira utiliza a força dormente do Elemento Água para dar direção a essa energia. Os órgãos que representam o Elemento Madeira no corpo humano são fígado e vesícula biliar.
O Elemento Fogo simboliza a energia Yang no seu estágio mais radiante e expansivo. Essa fase é representada pelo Verão e pelo meio-dia. O Fogo acolhe a urgência por movimento e envolvimento, proveniente do Elemento Madeira e dá a isso a razão de viver, a consciência e a auto-estima. Os órgãos e funções que representam o Elemento Fogo no corpo humano são coração, intestino delgado, pericárdio (ou circulação e sexualidade) e triplo aquecedor.
O Elemento Terra sucede ao Fogo e nesse estágio a energia Yang começa a decair dando lugar ao Yin descendente. O período de chuvas após o Verão e o cair da tarde é que melhor reflete essa fase.
O Elemento Terra acolhe o ideal da razão de viver, inerente ao Elemento Fogo, e o torna real, harmonizando a consciência com pensamentos concretos e o espírito com corpo. Os órgãos que representam o Elemento Terra no corpo humano são o baço, pâncreas e o estômago.
O quinto e último Elemento é o Metal. É a fase onde a energia Yin está aglutinada e concentrada. O Metal acolhe a natureza formadora do Elemento Terra e a refina, adicionando ordem e definição. A estação do ano é o Outono e o período do dia é o crepúsculo (final de tarde), períodos de quietude e reflexão. Está associado tanto com a necessidade de interação, quanto ao desejo de manter distância e certo isolamento. Os órgãos que o representam são pulmão e intestino grosso.
Além do Ciclo de Criação os 5 Elementos estão ligados pelo Ciclo de Controle Mútuo. Esses dois ciclos devem coexistir harmonicamente dentro do organismo, caso contrário surgirá a doença. Por exemplo, se a Água é muito abundante, o Fogo está em risco. Se a Madeira cresce sem controle, a Terra perde seus nutrientes e empobrece…
As energias Perversas sempre atuam no Ciclo de Controle, tornando-o destrutivo, progredindo de um órgão para outro e acarretando doenças. O especialista em acupuntura busca o diagnóstico energético e realiza o tratamento utilizando esses conceitos básicos, juntamente com o conceito de Yin e Yang. Ele deve procurar não somente aliviar sintomas, como também identificar e alcançar a raiz da desarmonia e reforçar as funções afetadas a fim de restabelecer o equilíbrio nos ciclos dos 5 Elementos.
Ciclo de Criação
– A Madeira absorve a Água através das plantas e árvores.
– O Fogo queima e consome a Madeira.
– As cinzas do Fogo descem ao solo e são absorvidas pela Terra.
– Dentro da Terra são produzidos os minérios que formam o Metal.
– O Metal é derretido e retorna ao estado líquido (Água).
Ciclo de Controle Mútuo
– A Água apaga o Fogo.
– O Fogo derrete o Metal.
– O Metal corta a Madeira.
– A Madeira vem da Terra.
– A Terra gera a Água.