Acupuntura sistêmica : é o método mais
comum de acupuntura. Após a assepsia da
pele as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local de 50 minutos
à uma hora. Durante esse período o paciente fica em repouso, e o terapeuta estimula os pontos de tempo em tempo.No corpo humano existe um total de 350 pontos. A cada sessão são escolhidos 10 pontos para o tratamento. A foto mostra ponto utilizado no tratamento de estresse, ansiedade.

Acupuntura auricular: estimulação de pontos no pavilhão auditivo através de sementes específicas fixadas com micropore. Reflete diretamente no sistema nervoso central e atua no equilíbrio dos canais de energia do corpo. Esses pontos permanecem na orelha por 4 dias e devem ser ativados ao longo do dia com a pressão dos dedos pelo próprio paciente. Na imagem, você pode ver pontos específicos para tratamento de bursite (ombro).

Eletroacupuntura: juntamente com a acupuntura sistêmica, o método utiliza impulsos elétricos através de aparelhos específicos conectados às agulhas. A carga elétrica potencializa o tratamento em casos específicos promovendo uma analgesia profunda.Muito utilizada em pacientes com dores crônicas musculares e articular, e inflamações.
Veja na imagem os pontos para tratamento de lombalgia.

Acupuntura á laser: tem mesmo efeito da acupuntura sistêmica, porém não utiliza agulhas. A estimulação dos pontos se dá pela absorção da radiação luminosa emitida pelo aparelho através da pele.Quando associadas as agulhas ao laser potencializamos os resultados. Essa técnica é muito utilizada em pacientes com sensibilidades às agulhas, e em crianças.

Reflexologia: complementar às demais, a reflexologia é uma técnica de massagem que atua em pontos reflexos dos pés correspondentes a órgãos, glândulas e outras partes do corpo. O propósito maior é reduzir a tensão e induzir o paciente ao relaxamento com cremes a base de arnica e cânfora, ótimos antiinflamatórios e relaxantes musculares.
A imagem mostra a estimulação de ponto de estômago, usado em distúrbios digestivos

Moxabustão: um bastão de artemísia em brasa é aproximado à pele, aquece o ponto de acupuntura e remove bloqueios de energia que obstruem seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.A erva artemísia tem alto poder antiinflamatório e analgésico. Técnica muito utilizada em distúrbios menstruais e problemas de coluna. A aplicação como na foto alivia dores na região da coluna (cervical).

Ventosaterapia: É uma técnica utilizada na medicina oriental, cujo objetivo é diminuir as inflamações e consequentemente as dores. Copos de acrílico ou vidro são colocados na região onde está dolorido, e se faz uma sucção com uma pistola que puxa o ar. Fazendo com que a região fique irrigada de sangue e de células anti-inflamatórias diminuindo a dor local.